A borboleta, o siriri e o coach

Não! Você não é uma borboleta. Eu sei que a imagem parece ser super legal, a metáfora da transformação e etc., mas simplesmente não é.
Eu sei que todos os coaches que você encontrou na vida, que as frases motivacionais de Instagram ou qualquer outra plataforma podem dizer o contrário, mas você não é um líder, não está destinado à grandeza nem nada disso. E nem eu.

A grande verdade é que todo esse discurso é legal para vender curso, falar de vitória, de dar mil por cento e blá blá blá. Em geral, você consegue uma satisfação bem passageira e catártica seguindo os passos desse tipo de conteúdo, curso ou o que quer que tenha te impactado (odeio essa expressão, inclusive, porque na maioria das vezes as coisas passam por mim e não causam impacto algum, em geral sou “indiferenciado” por vários conteúdos).

Basta ter um pouco de lógica, não dá para todo mundo ser líder, caso contrário, não haverá ninguém a ser liderado. E vamos ser honestos que a gente precisa de bem poucos líderes na vida em geral e, se pensarmos bem, até quem “chegou lá” a gente consegue perceber que são completos despreparados e despreparadas. Ou seja, sim, você é parte do corpo, da massa e não da cabeça que dirige a massa.

Sim, dá para mudar sua vida, você consegue “mudar o mundo”, um mundo bem perto, cotidiano e não é na rede social que isso vai acontecer, será no olhar, na conversa, no dia a dia. Lembra da borboleta? Pois é, metamorfose leva tempo. Num cálculo besta, ela fica na pupa de uma a três semanas para depois viver um mês. As que vivem mais alcançam perto de um ano. Ser borboleta e se transformar, essa incrível imagem mental, é na verdade ficar mais tempo entre larva e casulo do que voar.

Não estou querendo deprimir ninguém, pelo contrário, quando você para de ter expectativas irreais e de acreditar em discursos mentirosos, é mais fácil ser feliz e alcançar aquilo que você deseja. Essa conversa de “você pode ser o que você quiser” é uma bobagem que vende bem e, na maioria dos casos, as pessoas são quase beterrabas enfiadas na terra.

Se os coaches querem ser honestos, aqui vai uma comparação melhor.

Somos siriris!

Também passamos por transformações e podemos até voar um pouco, mas como um sonho que se desvanece, logo caímos. Somos Ícaros (o da mitologia, tá?) que conseguem asas, voam perto demais da luz e logo perdem esses símbolos de liberdade.

Estranhamente, é aí que a vida começa, em contradição à história grega, quando você admite que não nasceu pra voar, até porque, vamos combinar, você está voando para onde?

Sabe por que coach é convincente? Porque ele sacou que aquela é a vida que lhe cabe, vender sonhos, e tudo bem. Ele te ensina a ser milionário e vai embora de Corsa, como diz o meme.
Entre os próprios coaches, são poucos os borboletas, pense nisso e seja mais realista na vida.

Aproveite o que você é, até porque o verão está vindo aí e, se for pra ter uma revoada só, como o siriri, faça valer a pena e gaste com algo que tenha valor para você e não aos olhos dos outros!

Publicado por

RDS

Jornalista, escritor, metido a poeta e comediante. Adorador de filmes e livros, quem sabe um filósofo desocupado. Romântico incorrigível. Um menino que começou a ter barba. Filho de italianos, mas brasileiro. Emotivo, sarcástico e crítico, mas só às vezes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s